domingo, 18 de outubro de 2020

ATIVIDADE 24 - SEMANA DE 19 A 23/10

 

Profª Cida

maria_silva0@sme.prefeitura.sp.gov.br

Atividade 24: Interpretação de texto

Oi meus queridos, como estão, espero que bem. Nesta semana iremos ler e interpretar o texto abaixo, mas para ficar mais fácil de vocês se localizarem irei separa em dois momentos. O primeiro momento das atividades será para todos e o segundo momento será apenas para os alunos do Fundamental II (6º ao 9º ano), tudo bem então vamos lá.

1.   Leia o texto abaixo:

QUALQUER VIDA É MUITA DENTRO DA FLORESTA

SE A GENTE OLHA DE CIMA, PARECE TUDO PARADO.

MAS POR DENTRO É DIFERENTE.

A FLORESTA ESTÁ SEMPRE EM MOVIMENTO.

HÁ UMA VIDA DENTRO DELA QUE SE TRANSFORMA SEM PARAR.

VEM O VENTO.

VEM A CHUVA.

CAEM AS FOLHAS.

E NASCEM NOVAS FOLHAS.

DAS FLORES SAEM OS FRUTOS.

E OS FRUTOS SÃO ALIMENTO.

OS PÁSSAROS DEIXAM CAIR AS SEMENTES.

DAS SEMENTES NASCEM NOVAS ÁRVORES.

AS LUZES DOS VAGA-LUMES SÃO ESTRELAS NA TERRA.

E COM O SOL VEM O DIA.

ESQUENTA A MATA.

ILUMINA AS FOLHAS.

TUDO TEM COR E MOVIMENTO.

          ÍNDIOS TICUNA. QUALQUER VIDA É MUITA DENTRO DA FLORESTA.

             IN: O LIVRO DAS ÁRVORES. 2. ED. ORGANIZAÇÃO GERAL DOS PROFESSORES TICUNA BILÍNGÜES, 1998. P. 48


2.     Agora que você já leu o poema dos índios Ticunas, pense e registre (escrevendo ou desenhando) duas formas que nós podemos utilizar para cuidar do meio-ambiente.


2º momento para os (as) alunos (as) do Fund. II



3.     Ainda pensando no texto responda:


Adaptado de http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7997-provamodelo-5ano&category_slug=maio-2011-pdf&Itemid=30192  p.14 (visitado em 31/07/2020)

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário